quarta-feira, 29 de abril de 2009

“O ego é o inferno” (Osho – livro: “Além das Fronteiras da Mente”)

Geralmente quando estamos em meio a algum problema não percebemos que a maior parte deles nascem das opções e caminhos que escolhemos anteriormente. A frase de Osho esclarece qual seria a maior fonte dos infortúnios humanos: o danado do ego. O resto fica por conta dos desastres naturais e problemas alheios que optamos por adotar, ou seja, quase nada.

Relutamos em aceitar-nos como parte dos problemas. O início de tudo está no “ego” exagerado que nos induz a um conceito de nós mesmos muito positivo, em alguns casos, fora do normal. Se somos tão bacanas, como admitir que certos problemas foram causados por nossa vaidade, egoísmo, ganância entre outras coisinhas menos elevadas?!!
Tem um jeito fácil de perceber quando estamos tendo uma recaída, é quando tomamos uma postura defensiva. Na defensiva deixamos de ouvir o outro, fechamos nossos sentidos para evitarmos a realidade de nós mesmos. Outro jeito é aquela velha fórmula, “o mundo inteiro está errado e nós é temos a razão”.

Precisamos mais do que simplesmente admitir os desvios que fazemos na forma de “entender” as coisas. Claro que não é simples desapegarmos de hábitos antigos e passarmos a exercitar um ponto de vista diferente em nosso cotidiano. Por outro lado pode ser um grande avanço questionarmos como tal problema começou, rebobinar a estória desde de sua origem e assim tentar evitá-lo no futuro.

Creio que Osho carregou demais, o ego é quase um inferno. Afinal temos que nos amar muito mesmo .....

2 comentários:

Ricardo Kersting disse...

Não conheço a obra de Osho, nem conheço essa entidade chamada ego.
Mas concordo com ele. Não devemos dar muito gás para o nosso "egocentrismo". Entretanto também concordo contigo, temos que nos amar, senão em alguns casos ninguém nos amará. Temos que ter o mínimo de paixão própria, uma admiração "mútua" por nós mesmos. Isso nos dá mais chances de sobrevivência, na pior das hipóteses nossa preservação.
Beijos.

LiLi disse...

É Lena.. Osho tb diz, "tire suas próprias conclusões". E é isso que vc faz. Cada ser é único.

bjus, linda Lena!