terça-feira, 14 de abril de 2009

Caminho

Levamos tantos anos para compreender um pouco melhor como nosso mundo e o ser humano funcionam. O fato é que a educação que recebemos inicialmente não coaduna com a realidade, daí levamos muito mais tempo para perceber quanto lixo nos foi incutido. Temos primeiro que nos “deseducarmos” dos vários equívocos que entram em nossa estrutura de raciocínio como imutáveis para então começarmos, quase do zero, a construir bases mais razoáveis para o nosso pensar sobre o mundo, sobre a vida.

Atualmente me sinto em constante mudança, a cada dia aprendendo um pouco mais, percebendo mais similaridades que diferenças entre seres de diferentes locais do planeta. Fico feliz por estar deixando a ansiedade (que sempre me comeu viva) vagarosamente ceder lugar a estados de espírito bem mais agradáveis e elevados. Ainda falta muito, mas a cada etapa, o caminho se torna mais interessante que o destino.

Um comentário:

Ricardo Kersting disse...

Helena. Alguns têm a sorte de achar o seu caminho muito cedo. Digo sorte pela razão de compreender que procurar o caminho e não encontrá-lo, pode trazer danos irreparáveis na trajetória.

Tens toda razão quando dizes que precisamos começar do zero! mesmo que não saibamos estamos sempre começando do zero não importando quando se começa. Há pessoas que encontram a sua trilha já no fim da vida, o que não os impede realizar a sua obra. Outros levam a vida inteira para acertar uma única vez, neste momento não importa quantas vezes erraram anteriormente. Realmente caminhar é mais importante que chegar ao fim do caminho. Essa frase; "o caminho se torna mais interessante que o destino" sintetiza tudo.
Texto maravilhoso. Concordo plenamente contigo.
Beijos