terça-feira, 19 de maio de 2009

Fogo & Cinzas


O símbolo da transformação é o fogo. Ele transforma pedras de minério em metal maleável e moldável. É através da morte de um que se faz com que o outro nasça, totalmente novo, diferente, transformado. O mesmo ocorre com a cerâmica, que sem o fogo não se traduz.

É do ser humano perserguir uma mudança maior na vida, em termos mundanos e/ou espirituais, uma transformação...Um dos aspectos é a prontidão que se precisa alcançar, necessária para transpor-se de um lado a outro. Nossa determinação bem como a lucidez para encarar as adversidades que sempre ocorrem, vão traçar as possibilidades de acertos na jornada.

Quais são os insumos dos quais se parte e qual resultado pode-se esperar? Ou seja, espera-se transformar pepino em automóvel ou se pensa em algo mais tangível. O que se está disposto a perder, a “queimar” para chegar àquele novo estado? O sucesso da busca fica por conta dos caminhos escolhidos sabiamente ou não, mistério desvendado mais intuitivamente que racionalmente.

Estamos todos na mesma jornada, uns mais preparados que outros, mais lúcidos ou loucos, todos com suas aspirações variadas...Mas o encontro sempre é no mesmo lugar...dentro de nós mesmos. Assim decidimos continuar a cada nascer do sol, que nos queima, diariamente um pouco de nosso orgulho, ingenuidade, ambição, inveja, força, beleza etc...

Um comentário:

Ricardo Kersting disse...

Helena que texto maravilhoso, são simbologias humanas, o fogo, a jornada e o fim de tudo dentro de nós mesmos. Mas não somos tão lúcidos nem tão loucos, poucos conseguem ser uma coisa ou outra.

Tens razão sobre a mudança que se busca e aquela que realmente se consegue. Colocas sabiamente a condição da escolha, afinal todos temos escolha. Ou não?

Somente no final saberemos se acertamos ou erramos. Talvez isso nem seja importante. Teu texto começa forte como o fogo e termina suave como um delírio num fim de tarde.
Beijos