segunda-feira, 1 de julho de 2013

Vida e Viço


Assisti  alguns programas nos canais Discovery  relacionados  aos avanços de pesquisas para estender o tempo de vida das pessoas,  tanto em manter a juventude eterna como chegar a idades como  150 - 200 anos,  mencionaram até a vida eterna terrena.

Absurdos à parte, claro que tem muita especulação em cima do tema, muita gente querendo ganhar dinheiro com o delírio alheio,  mas fico pensando  o quanto eu não quero nada disso para mim.

Acredito no equilíbrio da natureza e a finitude como parte de uma vida saudável em carne e espírito. Nossa psique não tem preparo para tanto, ela se exaure, portanto não vejo como ser feliz  estendendo a vida artificialmente, a perder de vista, mesmo porque,  penso que não se teria qualidade nesse acréscimo.

Quanto a juventude, posso  até entender uma pessoa que chegou ao brilho hollywoodiano ser despreparada para encarar rugas e decreptude, porém vejo muitas outras, bem longe dos holofotes, tanto ou mais inconformadas em envellhecer. Nada contra em tentar se manter uma boa aparência, mas não se consegue nadar contra a corrente de um rio por muito tempo....muito menos por anos.

Talvez eu seja conformada demais com o porvir e com os ritos de passagem, magníficos pilares esclarecedores de nossas alegrias e misérias humanas. A educação familiar deve se ocupar em esclarecer as crianças sobre o que é a vida e seus ciclos, prepará-los e assim fortalecê-los para os momentos de sofrimento, pois o mesmo é condição indefectível na vida de todo ser humano.

Quero viver o que me cabe, na esperança de manter a saúde ao máximo para usufruir o que for possível e da melhor forma. Acredito que enquanto tivermos sede de aprender, desenvolver diferentes habilidades e tratar com carinho artesanal nossos amores...estaremos mantendo a juventude eterna.

Nenhum comentário: