terça-feira, 9 de maio de 2023

 



Brasil braseiro

Helena Erthal

Vou me retirar

Quero partir dessa realidade que amordaça e encarcera.

Quero  estar surda aos abusos e num longo grito, soltar a minha indignação.

Leis manipuladas, juízes que, com canetas afiadas,

cortam a garganta dos que tentam lutar.

 

Muita ganância e estrume nas mentes dos que mandam e

Muita desesperança naqueles que protestaram e estão aprisionados

Sim, serão condenados à pedido da ₴uprema Corte despótica

Esse grupo seleto de repressão  quer se vingar 

das perigosas idosas religiosas, dos estudantes,

farmacêuticos, donas de casa,

pelo delito de expressarem a mais contundente revolta.

 

Cansada da mentalidade que reina,

das guerrinhas políticas em redes sociais, que agem

Como crianças que disputam um brinquedo.

Seria bom se as labaredas desse Brasil, uma vez tornado inferno,

purificassem toda essa iniquidade,

que sobrasse somente os animais e plantas,

imunes às chamas movidas à ambição e poder.

 

Vou para o infinito da minha mente,

Lá me refugiar, quietinha, para que ninguém me ache.

Para que não me torturem com seus discursos programados, cheios de abusos e injustiças

Para que não me alcancem com suas mãos ávidas ao que é dos outros

E assim deixar de ver e ouvir o que de pior o ser humano pode exalar e realizar “em nome do bem comum”.

 

 

5 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, vc está de volta! E trás consigo um discurso engajado, embora carregado de mágoas. Mas com razão, como vulcões, precisamos aliviar a pressão, cuspir larvas e fogo até apaziguar nosso íntimo. São tempos difíceis, mas passarão.
Boa noite!

Helena Erthal disse...

bom te ver por aqui também! O blog se tornou meu refúgio...é bom que os intolerantes à críticas não lêem blogs, só ficam pelo Instagram, Face e Twitter...,kkkkk

Anônimo disse...

Helena, vc não precisa de refúgio. Precisa, sim de aguçar os sentidos. E isso se dá nos embates que a vida te joga no peito. Qual pedra de rio, lá na frente, após mts quedas e atritos vc estará mais forte, mais bela. Arestas lapidadas, o que fica é a essência.

Helena Erthal disse...

Saulo,
Antes de tudo, obrigada por abrir o diálogo.
Não sei como o "aguçar os sentidos" simplesmente iria me ajudar a não ter a desesperança que atinge não só a mim, mas nos que percebem esse momento, não só brasileiro, mas, planetário.

Anônimo disse...

Boa noite, Helena!
Caramba, vc tem produzido bastante e isso é muito bom.
Quanto a sua pergunta, eu havia dito que não precisavas de refúgio pq entendi naquilo uma espécie de fuga. O "aguçar os sentidos" é buscar novas perspectivas. É certo que isso não vai mudar o mundo a sua volta, mas pode mudar a maneira como vc enxerga o mundo.
E vc tem toda razão... o momento é crítico. Mas não esmoreça, antes, transforme essa angústia em combustível e vá à luta pq a hora mais escura é prenúncio de alvorada.