terça-feira, 27 de abril de 2010

Entre tropeços e mancadas

Gosto de refletir sobre como certas “químicas” ocorrem no relacionamento humano. Algumas vezes fica só por conta da imaginação e das ligações que fazemos com nossas fantasias. Por outro lado existem outros aspectos que fazem parte do magnetismo humano que podem dar uma ideia depreciativa inicialmente, mas no fundo ocorre o oposto. Pensando de forma mais abrangente, não limitando o assunto ao relacionamento amoroso, percebo que as pessoas se atraem mais pelas imperfeições alheias do que realmente por suas virtudes e qualidades. Ao mesmo tempo que queremos sumir ao darmos aquela mancada fatal ou quando aquele inevitável tropeção nos deixa desconcertados e sem jeito, talvez exista um certo encantamento nesses terríveis momentos. É que não podemos imaginar que outra pessoa possa, de alguma forma, apreciar e se atrair por nossos atos falhos.

Falando em virtudes e defeitos muitos podem dizer que não se atraem pelo feio, imperfeito e/ou “em desenvolvimento”, mas já pensou como seria se as pessoas só se atraíssem pelas qualidades!?!? Não haveria humanidade...O que nos nivela como humanos é exatamente a falibilidade e assim, de alguma forma, esse acaba sendo o elo que nos une, contribuindo para que cheguemos a um grande sentimento, o da compaixão. Essa não é uma ode a imperfeição pois acredito que todos nós almejamos o melhoramento, por mais desgraçados que sejamos de alma e/ou caráter. Mesmo porque a maturidade nos ajuda a buscar os reais valores da vida, que coadunam com o enobrecimento de nossas personas.

Um comentário:

Ricardo Kersting disse...

Oi Helena.

Não consigo ver a tua pessoa como uma analista distante, geralmente penso que estás fazendo parte daquilo que escreves. Este escrito é o típico Helena Erthal, opinião forte e fazendo a própria história. Em algum lugar no tempo foste protagonista ou observadora próxima. Nada que escreves nasce por acaso nem vem pronto separado em detalhes, pelo contrário, tudo se apresenta numa miscelânea caleidoscópica que para muitos é indecifrável, no entanto filtrado pela tua agudeza de reflexão transforma-se num texto acessível e agradável.
"Entre tropeços e mancadas", é uma lição de vida, onde abordas temas complexos do relacionamento humano, porém de forma leve e articulada. Tens a mesma facilidade quando tratas de temas relacionados à arte.
De todas qualidades que possuis e são inumeráveis, esta é a que mais admiro.
Beijos..