sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Shinto

A palavra shinto é uma combinação de dois termos: "shin", significando Deus e "to" ou "do", significando caminho. O Shintoísmo é a religião mais antiga do Japão. Dela se origina e baseia a mitologia e tradições desse povo. Segue um fragmento que gostei das escrituras do Shinto:

“Levante-se cedo para saudar o sol. Inspire e deixe-se planar até os confins do universo. Expire e deixe o cosmos entrar. A seguir inspire a fecundidade e a vibração da terra. Combine a respiração da terra com a sua própria e a transforme na respiração da vida. Seu espírito e corpo ficarão agradecidos, depressão e inquietação disssipar-se-ão e você se encherá de gratidão (kansha)”.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vida e Morte


Nossa trajetória é validada pelos “nascimentos” e “mortes” que vivenciamos ao longo do “caminho”. Ao passarmos por essas rupturas ("mortes") nos renovamos e assim retornamos à “vida”, não como o ser antigo, mas como algo novo. Estaremos modificados pelo conhecimento adquirido e capazes de transformar outros com essa experiência pessoal.

Nesse movimento espiritual estaremos gradativamente vencendo nossas limitações e alcançando o aperfeiçoamente em vários sentidos. Na “morte” temos que buscar as “fontes de poder” que serão o veículo de toda e qualquer transformação.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cheiro de Mato - Fátima Guedes

Ai, ai o mato, o cheiro,o céu
O rouxinol no meio do Brasil
O Uirapuru canta prá mim

E eu sou feliz
Só por poder ser
Só por ser de manhã, manhã, manhã
Manhã, manhã

Nessa clareira o Sol
Se despe feito brincadeira
Envolve quente a todo ser vivente
Taperebá

Canela, tapinhoã, nã nã nã nã
Não faço nada
Que perturbe a doida a louca passarada
Ou iniba qualquer planta dormideira
Ou assuste as guaribas na aroeira

Em contra-ponto com pardais urbanos
Tão felizes soltos dentro dos meus planos
Mais boquiabertos que os meus vinte anos
Indóceis e livres como eu

Leminski


"Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além"
(Paulo Leminski)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Luz


Durante a vida temos vários “insights” mas alguns são mais fortes, são como uma luz, não necessariamente divina, que de repente clareia nossas mentes, como uma explosão. A mesma esclarece algo que ainda não conhecíamos em nós. Essa verdade nos aparece tão clara que nos deixa perplexos por algum tempo. Sabemos que é um novo caminho à ser trilhado. Os sacrifícios dessa mudança podem adiar a decisão por seguir aquele rumo, mas todos os outros caminhos serão etapas para chegar lá.