quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Condicionamento


                              “O todo da vida, da existência,  é vasto, imensurável                                           e tremendamente potente”(Krishnamurti)

Através de valores passados por tradições famiiares, religião e preceitos sociais, fomos condicionados a pensar e agir de determinada forma. Esse condicionamento é na verdade um molde que nosso cérebro se aprisiona, impedindo que usemos seu potencial, estreitando as possibilidade de nossa mente. Sendo assim nossas aspirações, ilusões, conclusões, formas de agir e reagir ao mundo se limitam a esse  estreito cerco de ideias  ditas como corretas e possíveis. Pode-se dizer que  vivemos a olhar o mundo e as pessoas através de um pequeno furo numa lona, tão limitada é nossa forma de pensar, não chegando a ativar nem 10% de nossa capacidade cerebral.

Muitas vezes temos a arrogância de pensar que um país, cultura ou sociedade é melhor que outra, mas a realidade é que o resultado humano não difere muito geograficamente. Os resultados de nossa civilização na verdade mostram que esse condicionamento não tem ajudado o ser humano a viver melhor,  há milênios o Homem continua: violento, corrupto e infeliz numa dimensão planetária.

No entanto existe uma verdade em nosso íntimo dizendo que algo nos falta, levando-nos então a uma busca. Creio ser a forma que nossa mente/espírito encontrou para nos dizer que existe algo maior fora dessa prisão mental. Porém infelizmente a maioria acaba buscando esse preenchimento dentro do próprio círculo de condicionamento(religiões, ceitas, etc) não alterando em nada sua situação.

Temos que romper energicamente toda a estrutura usada como base para nossas atitudes, construída desde a infância, para conseguir abrir as comportas da percepção, e assim deixar jorrar todas as possibilidades. Ver e captar os elementos sem usar os “filtros” de antes, que faziam as distinções e discriminações, levando-nos agir e reagir de maneira nociva ao outro.  Seria um “deseducar” para adquirir uma visão ilimitada e nova. O que virá disso não temos como saber, mas me parece extremamente libertador e promissor.

Você já conheceu alguém efetivamente livre?


(esse texto foi baseado numa palestra de Krishnamurti, não tenho o registro da data e local)

Nenhum comentário: