sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Osho - Sobre a Liberdade


Para ser totalmente livre a pessoa precisa estar absolutamente consciente, pois nosso cativeiro está enraizado na nossa inconsciência, ele não vem de fora.

Ninguém pode impedi-lo de ser livre. Você pode ser destruído, mas, a menos que você deixe, a sua liberdade não pode ser tirada de você. Em última análise, é sempre o seu desejo de não ser livre que tira sua liberdade. É o seu desejo de ser dependente, o seu desejo de negar a responsabilidade de ser você mesmo, que faz de você uma pessoa sem liberdade.


No momento em que a pessoa assume a responsabilidade por si mesma...e lembre-se de que isso não é um mar de rosas, existem espinhos também; não é açúcar no mel, existem momentos de amargura também.
A doçura é sempre contrabalançada pela amargura, elas vem na mesma proporção. As rosas são contrabalançadas pelos espinho, os dias pelas noites, os verões pelos invernos. A vida mantém o equilíbrio entre os opostos polares.

Assim, uma pessoa que esteja pronta para aceitar a responsabilidade por ser ela mesma, com todas as suas belezas, amarguras, alegrias e aflições, pode ser livre. Só uma pessoa assim pode ser livre.


Viva isso em toda sua agonia e em todo o seu êxtase - ambos são seus. E nunca esqueça: o êxtase não pode vir sem agonia, a vida não pode existir sem a morte e a alegria não pode existir sem a tristeza.
É assim que as coisas são - não se pode fazer nada a respeito. Essa é a própria natureza, o próprio Tao das coisas.

Aceite a responsabilidade por ser como é, com tudo o que você tem de bom e com tudo o que tem de ruim, com tudo o que tem de belo e com tudo o que não é belo. Nessa aceitação, ocorre uma transcendência e a pessoa se torna livre. 
(Autor do texto"Liberdade: A Coragem de Ser Você Mesmo": Osho –copiado do site: http://www.palavrasdeosho.com/

2 comentários:

Ricardo Kersting disse...

Oi Lena. Comentário perfeito sobre o tema.. Gostei muito e concordo totalmente. Um beijo e carinho...

Helena Erthal disse...

Querido Ricardo, que bom te ver aqui de novo!!!
beijos