terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A Espera


“A espera não é uma esperança vazia. Possui  a certeza interior de alcançar o seu objetivo. Só essa certeza confere a luz única que conduz ao sucesso. Isso leva à perseverança que traz boa fortuna e provê a força para atravessar a grande água*. (....) Fraqueza e impaciência nada conseguirão. Só o forte pode enfrentar seu destino, pois, graças à sua segurança interior, ele é capaz de resistir. Essa força manifesta-se através de uma incorruptível veracidade para consigo mesmo. Só quando se é capaz de ver as coisas diretamente, tais como são na realidade, sem se deixar enganar nem iludir, é que surge uma luz que permite reconhecer o caminho para o sucesso. A este reconhecimento deve seguir-se uma atuação resoluta e perseverante, pois só quem enfrenta seu destino de modo decidido o realizará. Assim, se poderá atravessar a grande água, isto é*, tomar uma decisão e vencer o perigo.”(Fragmento do capítulo 05 do oráculo I Ching)

Percebo a sabedoria que o texto transmite, acredito realmente que em alguns momentos da vida a atitude mais correta é aguardar os acontecimentos e não fazer movimento algum. Me faz pensar também, que há momentos em que não devemos tentar nos livrar do problema, mas deixá-los amadurecer, pois muitas vezes a precipitação traz a um desfecho pior.

 Entretanto sou feita de um material extremamente inquieto. Atualmente  vivo um desses momentos e, mesmo aos  51 anos parece que aprendi muito pouco sobre a correta atitude de aguardar. Quero me sentir livre do que me incomoda e enquanto isso não acontece fico um pouco “selvagem”. O que quer dizer, fico mais agitada e de vez em quando sai uma expressão ácida, exagerada.


De vez em quando volto a ler o texto do I Ching para me conscientizar mais um pouco, buscando lucidez diante dos fatos. Este texto é bastante profundo, gosto principalmente quando fala que “só o forte pode enfrentar seu destino”, sendo que a fortaleza nesse caso está na segurança interior de  viver o que deve ser vivido, numa total consciência dessa verdade. Força de se manter firme até que chegue o momento certo de agir, mesmo tendo vontade de virar as costas para tudo. “Vontade” com o sentido de capricho é uma infelicidade própria da imaturidade, creio não poder incorrer nesse erro novamente, ou mesmo, não querer. 

Nenhum comentário: